Hb20x e Honda Fit 300x94 Hyundai Hb20x sai com vantagem na disputa da categoria aventureira com Honda Fit

As duas montadoras que chegaram ao Brasil com tudo, agora estão na disputa de uma categoria que cresce a cada ano, a dos aventureiros urbanos. Ambas lançaram modelos nas com as mesmas propostas e intenções, mas as diferenças entre eles fazem que os carros sejam uma experiência completamente diferente para o usuário.

Caminhos iguais, trilhas diferentes

Os modelos fortes que disputam hoje essa categoria e que foram feitos para disputar um com o outro, são o Honda Fit Twist e o Hyundai HB20X. Ambos são carros urbanos com aquela inclinação essencial para a aventura, mesmo que isso seja apenas um aroma, e não a essência dos dois modelos. Os compactos fora apresentados pelas duas montadoras com praticamente a mesma proposta, mas na prática eles são bem diferentes.

E essa diferença começa logo no preço dos dois: enquanto o Hyundai HB20X custa cerca de R$ 52.225,00 na sua versão premium (a mais completa), o Honda Fit Twist é comercializado por aproximadamente R$ 57.900,00. E o que mais chama a atenção é que a Honda não possui equipamentos nem desempenho do seu modelo de aventura que justifiquem esse preço, fazendo de certa forma com que o modelo da Hyundai  comece mais competitivo na disputa dessa categoria.

O motor do Fit é 1.5 flex, e oferece ao motorista 115 cv de potência com gasolina, perdendo nesse quesito para o Hyundai HB20X, que tem motor 1.6 flex e oferece 122 cv com o mesmo combustível. E muitos outros componentes que estão presentes no Hyundai não são vistos no Honda, como a conectividade bluetooth, comandos no volante e sensor de estacionamento de série.

Desempenho na estrada

Já adiantamos que no quesito desempenho o Hyundai também saiu na frente. O carro é mais leve e o motor é mais potente, sendo que o resultado não poderia ser outro. Com  1.031 Kg e o motor 1.6 flex, somados a um câmbio leve e preciso, fazem as respostas do Hyundai muito mais rápidas e intuitivas, sendo que mesmo com a sua altura diferenciada o carro não perde em estabilidade e dirigibilidade.

Conforto

Nesse caso quem leva o troféu é o modelo Honda. Com um bagageiro de 380 litros e com uma distância entre eixos favorável, o Fit Twist acomoda melhor quem estiver à bordo. Seu espaço interno é melhor e a dirigibilidade é simplificada, apesar do seu desempenho inferior ao concorrente.